Atividade, que será realizada em várias capitais e cidades do país, ocorrerá em Goiânia às 9 horas, no Cepal do Setor Sul

A sociedade brasileira, com certa perplexidade e pouca surpresa, acompanhou a mobilização ultraconservadora, autoritária e fascistas do dia 08 de janeiro de 2023. Foi o ápice de um plano de golpe de Estado que se desenvolveu desde a eleição no dia 30 de outubro de 2022, envolvendo articulações político militares, civis acampados e redes sociais.

As forças políticas e sociais que promoveram a mobilização daquele fatídico dia 08 permanecem como instrumentos à serviço dos setores mais reacionários das classes dominantes brasileiras e do imperialismo euramericano e do sistema político representativo, na tecnoburocracia do Estado e na sociedade civil, acarretando retrocessos em termos de direitos, democracia e soberania em nosso país.

O atual contexto histórico, apesar das conquistas democráticas registradas no Brasil no ano de 2023, é fortemente marcado por avanços da extrema direita no Mundo, por disputas geopolíticas cada vez mais violentas e demanda leitura crítica da realidade, unidade do campo popular e mobilização permanente em defesa de direitos, democracia e soberania.

Neste cenário os atos do próximo dia 08 de janeiro, que ocorrerão em todo o país, transcendem ao repúdio à tentativa de golpe de Estado de 2023 e à denúncia do conteúdo reacionário e fascista do bolsonarismo.

Em Goiânia, o ato político em defesa da democracia, contra a impunidade dos golpistas e contra os ataques aos direitos das(os) trabalhadoras(es) ocorrerá no Cepal do Setor Sul, com concentração a partir das 9 horas.

O Fórum Goiano e o Sintsep-GO realçam a necessidade de que as lideranças e dirigentes dos partidos democráticos e de esquerda, dos movimentos sindicais, populares e estudantis produzam materiais de divulgação do ato político do dia 8/1 junto às suas bases de atuação, bem como se façam presentes!

Sintsep-GO e Fórum Goiano em defesa de Direitos, da Democracia e Soberania