Após ajudarem milhares de brasileiros e de, praticamente, doarem suas vidas e sua saúde no combate às endemias em todo o país, os “sucanzeiros”, como são conhecidos, agora coletam assinaturas eletrônicas, por meio de uma petição online, e pedem ajuda à população para forçar o Congresso e o governo a aprovarem a PEC 101/2019, de autoria do deputado Federal Mauro Nazif e outros, que pleiteia plano de saúde aos servidores da extinta Sucam que manusearam o inseticida DDT

Uma iniciativa do Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Rondônia, com apoio do Sintsep-GO e da Condsef/Fenadsef, busca fazer justiça aos trabalhadores conhecidos como “sucanzeiros”, ou “soldados da Sucam”: uma petição eletrônica visando a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 101/2019, que concede Plano de Saúde específico aos servidores da extinta Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam), que manusearam o inseticida Dicloro-Difenil-Tricloroetano (DDT). A proposta, de autoria do Deputado Federal Mauro Nazif e outros, encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, no aguardo da designação de relator.

Ex-sucanzeiro, vítima de doença causada pela intoxicação.

“Esses trabalhadores são conhecidos em todo o país por terem dedicado suas vidas ao combate de endemias como malária, doença de chagas, esquistossomose, febre amarela, dengue etc. Pela falta de instruções, à época, e pela ausência quase total de equipamentos de proteção individual, eles entraram em contato com venenos como DDT, BHC (Hexaclorobenzeno) e Malathion de uma forma muito intensa. O resultado, atualmente, são centenas de companheiros que, segundo análise de 2018, morrem em média aos 58 anos, com quadros de câncer, doenças nos rins e no fígado, Alzheimer, depressão, doenças cardíacas, alergias, entre outras”, explica o presidente do Sintsep-GO, Ademar Rodrigues.

O nível de complexidade das enfermidades desenvolvidas, que são muitas vezes fatais, força estes servidores e suas famílias a arcarem com um alto custo humano e financeiro, diante dos medicamentos e tratamentos específicos, que muitas vezes são apenas paliativos. “O mínimo que esses trabalhadores devem receber do governo é a devida assistência médica e de tratamentos, conferindo dignidade a essas famílias e, na medida do possível, estancando a mortalidade precoce desse grupo de trabalhadores”, considera o presidente do Sintsep-GO.

Para assinar a petição on-line clique no link abaixo:
https://www.peticao.online/pec_101_plano_de_saude_aos_sucanzeiros

“Divulgue para seus amigos e familiares, peça a assinatura de quantas pessoas você conseguir! Nossa meta é de 50 mil assinaturas. Através dessa ação conjunta, junto com a pressão no Congresso, nós podemos vencer essa luta e garantir essa ação de justiça e dignidade aos nossos companheiros”, finaliza Ademar.