.

Na pauta, uma série de reivindicações dos servidores, sobretudo do Anexo, referentes às condições de trabalho no órgão.

A direção do Sintsep-GO se reuniu, na manhã desta terça-feira, dia 11 de novembro, com o superintendente da SRTE/GO, Arquivaldo Bites, na sede do órgão. Na pauta, uma série de reivindicações dos servidores, sobretudo do Anexo (Rua Olinto Manso Pereira), referentes às condições de trabalho no órgão.

Entre os problemas e reivindicações apontados pelos servidores ao Sintsep/GO, e posteriormente discutidas com a Superintendência, foram destacadas:
-Sistema fora do ar com frequência, o que prejudica o atendimento;
-Adequação dos balcões de atendimento e de mobiliário, tanto para servidores quanto para usuários;
-Falta de manutenção em equipamentos eletrônicos e de ar-condicionado;
-Melhoria do sistema de atendimento, separando-os por sua natureza. Ex: guichês específicos para seguro-desemprego, CTPS, etc;
-Resolução de questões estruturais do local de trabalho;
-Suporte na área de informática, com disponibilidade de técnico permanente no Anexo;
-Adequação dos agendamentos de acordo com o contingente de servidores disponíveis;
-Cobrança junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, por parte da SRTE/GO, de suporte adequado para casos específicos de seguro-desemprego;
-Agendamento unificado de CTPS tanto para brasileiros quanto para estrangeiros;
-Sistematização de intervalos entre os atendimentos;
-Reforma da sede própria (Praça Cívica) para unificar o atendimento do órgão.

Após a apresentação das questões, ficou definido que os problemas cuja solução demandam atuação do MTE serão encaminhadas ao órgão tanto pela SRTE/GO quanto pelo Sinstep-GO, além de serem também apresentadas na Mesa Nacional de Negociação do MTE, pelo servidor e diretor da entidade, Welison Marques.

Com relação aos problemas estruturais, técnicos e administrativos, além do remanejamento de pessoal – quando necessário – os encaminhamentos para solucioná-los se dará em conjunto entre gestão do Anexo e da SRTE/GO, uma vez que, segundo Bites, eles são de baixa complexidade. “Quanto à reforma da sede própria foi informado que a mesma depende de um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) entre o Ministério Público do Trabalho e o MTE. Somente após isso poderá se pensar na possibilidade de uma reforma, tendo em vista o tombamento do prédio”, informou Welison.

Após a reunião, o Sintsep-GO realizou uma Assembleia com os servidores, no Anexo. O encaminhamento tomado pelos servidores é que, após 30 dias, será averiguado o cumprimento das reivindicações. “Caso não o seja, o sindicato irá tomar as providências cabíveis”, afirmou o presidente Vicente Ribeiro.