Sintsep-GO alerta servidores quanto à liberação de senhas à terceiros para empréstimos consignados
Uma situação recorrente tem preocupado tanto o Sintsep-GO quanto o departamento de recursos humanos do Ministério da Saúde em Goiás (NEMS). Trata-se do hábito que alguns servidores têm de ceder o acesso de seus dados do SIGEPE (sistema que confere acesso a todas as informações pessoais e financeiras relacionadas à vida funcional do servidor) e que permite, entre outras coisas, ações como realização de empréstimos consignados e até mesmo mudança de conta bancária para recebimento do salário.
Segundo Marli Sorel, com o fechamento de várias agências do Banco do Brasil e com a possibilidade de troca de bancos para o recebimento do salário, seja pelo aplicativo do Sigepe, seja pelo sistema via internet, o departamento de Recursos Humanos está tendo muito problema porque não tem conseguido contatar os servidores para confirmar se a mudança está sendo realmente feita por eles.
“Como eles cedem as senhas e o acesso para terceiros, estamos tomando o cuidado de ligar para confirmar se foi realmente o servidor que solicitou a mudança”, afirma Marli Sorel. “Até agora, uma pensionista não foi localizada. Ela não atualizou nenhuma informação de telefone, endereço, nada, e solicitou a mudança. Infelizmente, para sua própria segurança, ela terá seu salário bloqueado, para que compareça ao Ministério para atualizar suas informações. Como vamos saber se foi realmente ela que solicitou, se não é um golpe? Até agora não conseguimos falar com ela de forma nenhuma”, questiona a chefe do Recursos Humanos.
Felizmente, outros conseguiram ser contatados, para confirmar a solicitação de mudança. “Estamos conseguindo confirmar porque ainda é um número pequeno de servidores que têm solicitado mudança. Mas, se esse número aumentar, não vamos ter condições de falar com todos. A precaução tem que vir do servidor, de não passar os dados de acesso ao Sigepe”, enfatiza Marli.
Consignações
Problema semelhante acontece em relação ao Sintsep-GO. Quando o servidor cede seu acesso ao Sigepe, em busca de um empréstimo consignado, muitas vezes o atendente consegue “aumentar a margem” do servidor, sem dizer, no entanto, que isso foi feito realizando o cancelamento da consignação do sindicato e, consequentemente, a desfiliação da entidade.
“A partir do momento que isso acontece, o filiado perde todos os seus direitos, inclusive de ser representado pela Assessoria Jurídica. Ou seja, ele perde o acesso às representações e ações vitoriosas”, adverte o presidente da entidade, Ademar Rodrigues. “Isso sem contar a possibilidade de ter um plano de saúde mais em conta (convênio Hapvida) e do acesso ao lazer em Caldas Novas (Nobile Inn Thermas Place e Golden Dolphin)”, complementa o presidente.
Portanto, servidor, fique atento! Não ceda suas informações de acesso ao SIGEPE (cpf e senha de acesso) a terceiros. Você pode ser vítima de vários golpes:
1) Mudança de sua conta bancária para recebimento do salário sem sua autorização;
2) Empréstimos consignados que o servidor “paga” mas nunca “recebeu”;
3) Desfiliação do sindicato, que fica impedido de orientá-lo juridicamente em relação às duas situações citadas acima.
FIQUE ATENTO! NA DÚVIDA, SEMPRE PROCURE PRIMEIRAMENTE O SINDICATO!
CASO VOCÊ TENHA SIDO DESFILIADO, REGULARIZE SUA SITUAÇÃO POR NOSSO WHATSAPP (62 3213-2000).
SINTSEP-GO: UM SINDICATO DIRIGIDO PELA BASE!