Servidores organizam novas atividades unificadas contra PEC 32
Pressão continua após adiamento de votação da PEC 32 na Comissão Especial. Relator, deputado Arthur Maia, deve apresentar um terceiro substitutivo. Nova data prevista para votação da proposta é terça, 21/9. Sintsep-GO conclama a todas as entidades que participem das atividades em Brasília na próxima semana
Após adiamento da votação da PEC 32, da reforma Administrativa, na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, a pressão e as ações unificadas de centrais sindicais e servidores federais, estaduais e municipais contra a proposta de destruição dos serviços públicos, vão continuar na próxima semana. A mobilização e a pressão junto a deputados nos últimos dias surtiram efeito. Nessa sexta-feira, 17/9, reuniões discutiram a organização de novas atividades unificadas por todo o Brasil, com destaque para Brasília onde a votação da proposta está prevista para terça, 21/9. No sábado, 18/9, a Condsef/Fenadsef vai reunir seu Conselho Deliberativo de Entidades (CDE) para fortalecer a luta nos estados.
Parlamentares contrários à PEC 32 reforçaram que a mobilização nas ruas e nas redes do conjunto dos servidores foi determinante para o adiamento da votação do projeto de Bolsonaro-Guedes. O deputado Gervásio Maia (PSB-PB) destacou o incômodo de muitos parlamentares com a pressão recebida, principalmente nas redes sociais. Segundo o parlamentar, muitos deputados chegaram a insinuar que ‘robôs’ estariam sendo usados na campanha de pressão contra a PEC 32. Mas o engajamento da categoria e o trabalho de esclarecimento junto à sociedade são os responsáveis diretos desse resultado. O PSB, partido de Gervásio Maia, fechou questão essa semana e divulgou orientação do voto em bloco contra a reforma Administrativa.
O presidente do Sintsep-GO, Ademar Rodrigues, reforça o pedido de articulação nacional, conclamando todas as entidades representativas dos servidores, de todos os poderes, a fortalecerem ainda mais a atividade da próxima semana. “Eles sentiram a pressão e a sociedade está percebendo o que é, na verdade, essa reforma. É fundamental engrossar os atos em Brasília, mobilizar as redes sociais e cobrar dos parlamentares um posicionamento que seja a favor não do desmonte do serviço público, mas de um serviço público estruturado, com investimentos, capaz de responder às demandas da população”, afirma o presidente.
Apesar das mudanças promovidas no texto original da reforma Administrativa, a proposta ainda atinge atuais servidores, mexe com a estabilidade, facilita as privatizações, considerada a espinha dorsal da PEC 32, que continua no Artigo 37-A do texto. A PEC ainda incentiva e amplia possibilidade de contratação de apadrinhados sem concurso e, na prática, segue representando o fim dos serviços públicos brasileiros e do acesso da população a políticas públicas. Só a derrota da PEC 32 interessa.
:: Fique atento ao calendário de atividades do Sintsep-GO
-21, 22 e 23/9: Força tarefa em Brasília contra a PEC 32.
-24, 25 e 26/9: XII Congresso do Sintsep-GO (Caldas Novas – GO).
-2/10: Ato #ForaBolsonaro | 9h | Praça do Trabalhador (Goiânia – GO).
Na pressão
Continuem atentos e mandando mensagens aos parlamentares pelas redes sociais. Acesse o “Na Pressão” e deixe o recado: deputado que votar a favor da PEC 32, não volta! “Nosso objetivo é virar votos e a fervura dessa panela de pressão está surtindo efeito”, pontua o secretário-geral da Condsef, Sérgio Ronaldo.