Servidores do Ibama se manifestam contra indicação do Centrão
Associação diz que motivação foi a possibilidade de que indicado de Adriano do Baldy (PP) venha a assumir superintendência; deputado confirma indicação de nome
Cerca de 40 servidores da superintendência goiana do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fizeram protesto, nesta quarta-feira (21/6), em frente à sede, em Goiânia, contra a nomeação de indicado de parlamentares do Centrão para comandar o braço do órgão federal no estado. O POPULAR mostrou que havia expectativa de que Adriano do Baldy (PP) escolhesse o próximo superintendente. O parlamentar também era próximo do titular anterior, Bruno Pinheiro.
Presidente da Associação dos Servidores do Ibama/ICMbio em Goiás (Asibama-GO), Leo Caetano Fernandes da Silva afirma que a manifestação foi realizada após os trabalhadores serem informados por meio de reportagens sobre a intenção de Adriano. O presidente argumenta que o parlamentar tem se posicionado no Congresso Nacional a favor de pautas consideradas pela categoria como prejudiciais ao meio ambiente.
Durante o protesto, o grupo estendeu uma faixa com as frases: “Chega de cabide de emprego do Centrão no Ibama e ICMBio/GO. Não podemos repetir o último governo. Nomeação de servidores especialistas em meio ambiente já!”. Pinheiro foi exonerado do cargo de superintendente em janeiro deste ano, junto com os titulares de outros 20 estados. O servidor de carreira Werikson Rodrigues Trigueiro está na cadeira como substituto e tem apoio de colegas para se tornar titular.
Adriano do Baldy afirmou que fez a sugestão para o comando da superintendência, mas a indicação teria sido recusada. Questionado sobre o nome do indicado, Adriano, irritado, se negou a responder e relatou que não sabe se a tratativa será concretizada.
O parlamentar argumentou que não iria “entrar em choque” com servidores públicos e que o governo federal deveria se posicionar sobre o assunto. Adriano está entre parlamentares goianos apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) que tentam manter espaços no governo federal mesmo após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O deputado citou outras sugestões da bancada goiana a cargos federais que já foram concretizadas, como de Pedro Wilson (PT) no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) deve continuar na cota de Vanderlan Cardoso (PSD). A reportagem entrou em contato com o Ibama, mas não houve retorno.
Além do Sintsep-GO e da Asibama-GO, participaram do ato o SINT-IFESgo, a CTB-GO e o Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e da Soberania.
Texto base: Karla Araújo (Jornal O Popular)
Fotos: Sintsep-GO