Reestruturação da Funasa é vital para servidores e para a sociedade
A Funasa é o único órgão federal que está presente em mais de 4.500 municípios com o menor número de habitantes, portanto, é imprescindível para a saúde do povo brasileiro
Ao longo de seis anos, os governos Temer e Bolsonaro trabalharam, sistematicamente, pelo desmonte da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Esse quadro provocou, de forma equivocada, a edição da MP 1154/2023, elaborada com o objetivo de simplesmente extinguir a fundação, medida derrotada graças à luta dos servidores, organizados pelos sindicatos gerais e pela Condsef. Os efeitos dessa política, contudo, continuam reverberando.
A Funasa é o único órgão federal que está presente em mais de 4.500 municípios com o menor número de habitantes, portanto, é imprescindível para a saúde do povo brasileiro. Recentemente, os jornais noticiaram que o prédio da Funasa em Fortaleza foi arrombado e que diversos materiais foram furtados. O prédio está sem segurança desde o término do contrato com a empresa de vigilância patrimonial.
Para o Sintsep-GO, que integra a Mesa Nacional de Negociação Permanente a reestruturação da Funasa, ao lado de entidades como a Condsef/Fenadsef, Sindsep-PE e Sindsep-DF, isso é mais um sinal do descaso assumido em relação à Fundação, desde que sua tentativa de extinção foi barrada pela pressão dos servidores e pela negociação no Congresso Nacional.
“Neste momento, existe um trabalho intenso, por parte das entidades, de forçar o governo a adotar um projeto de reestruturação para a Funasa. Temos tratado isso na Mesa de Negociação Permanente e já alcançamos algumas vitórias, como a possibilidade dos servidores que foram enviados para outros órgãos retornarem para a Funasa, mediante requerimento. Muitos tiveram perdas salariais e querem retornar ao órgão”, aponta o tesoureiro do Sintsep-GO e integrante da mesa, Ademar Rodrigues.
A Funasa é vinculada ao Ministério da Saúde e os servidores da fundação integram a Carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho (CPST). Confira abaixo o requerimento de retorno à Funasa ou clique aqui para baixar em seu computador/celular:
[pdfjs-viewer url=”https://www.sintsepgo.org.br/wp-content/uploads/2024/02/of-cir_16_funasa_02-02-2024_requerimento_anexo.pdf” attachment_id=”14152″ viewer_width=100% viewer_height=800px fullscreen=true download=true print=true]