planejamento cancela reuniao de gt fazendario
.
O Ministério do Planejamento informou à Condsef a decisão de cancelar reunião do grupo de trabalho (GT) dos servidores do Ministério da Fazenda, agendada para o dia 28 de fevereiro. Sem apresentar um motivo plausível, o cancelamento irritou os servidores fazendários. Esta seria a primeira reunião do GT deste ano. A Condsef, que vai ao Planejamento no dia 10 de fevereiro, vai registrar protesto e pressionar para que as agendas firmadas sejam respeitadas. Para a Confederação, esse tipo de postura do governo não ajuda nas negociações que buscam consenso para reestruturar a carreira dos servidores do órgão.
Desde 2005 os servidores fazendários lutam para criação de uma carreira específica para o setor. Em 2008, após longas discussões, uma tabela reestruturada foi aprovada. Entretanto, a criação de um GT foi garantida nos termos de acordo firmados para que a efetiva reestruturação da carreira fazendária aconteça. Outro ponto pendente e que será cobrado pela Condsef é a equiparação das tabelas salariais da Fazenda e Seguro Social. A entidade não abrirá mão desse debate uma vez que todo o trabalho realizado por técnicos do Seguro Social vem sendo feito por administrativos do PECFAZ. O governo deve, nesse caso, assegurar a justiça do tratamento isonômico.
O cancelamento da primeira reunião coloca a categoria em alerta. A Condsef orienta que todos se mobilizem desde já para assegurar a realização do GT e o atendimento das demandas mais urgentes dos servidores. Na Plenária Nacional que a Condsef realiza em meados de março, os servidores fazendários devem definir estratégias de ação. A realização de uma greve para pressionar o governo não está descartada. “Queremos buscar um entendimento nas negociações. Se isso não acontecer, vamos buscar todos os meios para assegurar que o GT, firmado em acordo, traga os resultados esperados pela categoria”, disse o secretário-geral da entidade, Josemilton Costa.
Fonte: Sintsep/GO com Condsef