mte servidores e entidades protestam contra o sut em goi s
.
Manifestação resultou na realização de um seminário para discutir os efeitos do SUT, no próximo dia 30 de setembro, às 8h30, na sede da SRTE/GO (Av. 85)
Ao longo da tarde de ontem, dia 16, servidores do Ministério do Trabalho e Emprego em Goiás, junto com o Sintsep-GO, a Asmitego e o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait) protestaram, no anexo da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/GO) em Goiás, contra a proposta do governo de criação do Sistema Único do Trabalho(SUT). Clique aqui para conferir as fotos.
O tesoureiro do Sintsep-GO, Ademar Rodrigues, discursou no início do ato, ressaltando que a implantação do SUT pode significar o desmonte da estrutura de proteção ao trabalho, ao trabalhador e ao emprego, em todo o país, já que um de seus efeitos será a flexibilização das regras para o uso dos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
A Presidente do Sinait, Rosa Maria Campos Jorge, relatou as reuniões que o Sinait já participou para discutir e esclarecer os servidores sobre o tema. Rosa destacou ainda, todo o esforço e trabalho realizado até o momento para evitar que a proposta do SUT avance. “Levamos, em audiência com o ministro do Trabalho, documento com a decisão dos Auditores-Fiscais do Trabalho de não integrar o SUT”, afirmou a presidente do Sinait. Rosa acrescentou que o projeto não foi discutido anteriormente com a categoria e que é muito importante que todos se conscientizem da necessidade de participação na luta contra sua implantação.
Durante a atividade, foram distribuídas camisetas, bottons e publicações que abordavam o tema, tanto aos servidores quanto aos cidadãos que, no momento, demandavam algum tipo de atendimento na SRTE/GO.
Um dos resultados da atividade foi a aprovação de um Seminário local para discutir a atual situação diante da proposta de criação do SUT, com a participação de todos os servidores e da superintendência. O evento vai ocorrer no próximo dia 30, às 8h30, na sede da SRTE/GO. Um ofício conjunto (Sintsep-GO e Sinait) foi expedido à superintendência regional, a fim de que os servidores sejam liberados para participarem da atividade.
O ato contra o SUT foi realizado em duas etapas, sendo iniciando na segunda-feira, 15 de setembro, com uma mobilização em frente ao prédio onde funciona o atendimento ao público (Avenida 85) e, no dia seguinte, terça-feira, reunião no anexo da Superintendência Regional de Goiás – SRTE/GO. Servidores Administrativos e Auditores-Fiscais do Trabalho estão unidos contra o SUT. Desta luta conjunta surgiu o Fórum Nacional Permanente dos Servidores do MTE. “Essa união de forças demonstra às autoridades do Ministério do Trabalho e Emprego e ao governo que há percepção e resistência à nocividade do projeto”, ressaltaram os dirigentes das entidades.
Sintsep-GO com Sinait