Envie suas perguntas e participe também do debate sobre que caminhos o Brasil deve tomar e qual o papel dos servidores nesse processo

A direção da Condsef/Fenadsef vai receber o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, em live, ao vivo, nessa quarta-feira, 17/6, às 10 horas, para um debate sobre o momento que o Brasil atravessa. Os servidores e serviços públicos têm sido alvos constantes de uma política ultraneoliberal que aprofunda as desigualdades sociais e tem dificultado a saída para as crises econômica, política, institucional e sanitária em que o país está mergulhado. A democracia está em risco?

A reação tímida das instituições a demonstrações constantes do autoritarismo do governo e alguns de seus apoiadores, além da ausência completa de preocupação com a vida dos brasileiros são temas que preocupam e devem ser propostos no debate com o ex-ministro. José Dirceu, que publicou um livro de memórias sobre momentos decisivos da história do Brasil, muitos que contaram com sua participação direta, fará uma análise dessa correlação de forças que trouxe o Brasil ao governo Bolsonaro e como a classe trabalhadora deve reagir frente aos desafios impostos pelo momento. 

“Eterna conciliação brasileira”
Apontando para o que chama de “eterna conciliação brasileira”, o ex-ministro desnuda um cenário ocorrido no passado, mas que encontra semelhanças com o que estamos vivendo e dá sustentação a um modelo econômico que arrocha salários, diminui custos do Estado e o centraliza para melhor servir ao mercado, ao empresariado, sem qualquer preocupação com o custo social dessa receita. O que foi feito antes, os erros e acertos, e o que pode ser feito agora para evitar que se mantenha uma estrutura política e institucional que massacra e condena a população ao aprofundamento da pobreza e da desigualdade.

Se as reformas da Previdência e Trabalhista não trouxeram os resultados esperados no cenário econômico, tampouco a reforma Administrativa, anunciada por Bolsonaro que ficará para o ano que vem, deve ser a saída para a crise que não dá qualquer sinal de melhora desde o final de 2016 quando essas reformas começaram a ser colocadas em prática pelo governo ilegítimo de Michel Temer. Quais então são as reformas que o País deveria priorizar para escapar do caminho que vem sendo pavimentado sistematicamente por meio do desmonte de setores essenciais, além do risco de privatização de estatais brasileiras lucrativas e importantes para o desenvolvimento do Brasil? 

A live será transmitida ao vivo nessa quarta, 17/6, às 10 horas, pelo canal do YouTube e Facebook da Confederação. Você pode encaminhar perguntas ao vivo e participar do debate sobre que caminhos o Brasil deve tomar e qual a participação dos servidores nesse processo. Participe.

Fonte: Condsef/Fenadsef