.

Com atraso de cerca de seis meses, o governo finalmente instalou o grupo de trabalho (GT) que vai discutir a reestruturação de carreira do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente). Em reunião, na quinta-feira (13), o Ministério do Planejamento informou que pretende concluir os trabalhos em 180 dias. A Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal), em conjunto com representantes dos trabalhadores do Ibama, protestou por considerar o prazo longo demais. No dia 1º de dezembro haverá outra reunião, que dará início às discussões do grupo. Na oportunidade a Condsef vai cobrar agilidade. Com o atraso, a reivindicação é para que o GT conclua os trabalhos, no máximo, em 90 dias. Os servidores não pretendem abrir mão desse prazo.

A instalação dos GTs para discutir reestruturação de carreira do Ministério do Meio Ambiente, Ibama e Instituto Chico Mendes estava prevista para maio. Para a Condsef, se o GT trabalhar de forma correta, não há necessidade de estender o prazo. A entidade argumentou que os servidores não devem arcar com as conseqüências da demora, uma vez que ela foi provocada pelo governo.

GT Fazendário é instalado e define agenda de reuniões
Na sexta-feira (14), mais um grupo de trabalho (GT) também foi, finalmente, instalado. A Condsef esteve no Ministério da Fazenda para discutir, entre outros pontos, a reestruturação da carreira dos servidores administrativos fazendários. Além da Confederação, participam do GT representantes dos ministérios da Fazenda e Planejamento. A reunião definiu a agenda dos próximos encontros. Estão confirmadas reuniões nos dias 26/11, 10/12 e 17/12. No dia 26, será apresentada no GT a Racionalização e Transposição de Cargos do Seguro Social.

O diagnóstico da situação funcional dos fazendários também será apresentado pelos representantes do Ministério da Fazenda. Para ajudar nas discussões, a Condsef vai apresentar um estudo e análise sobre cargos derivados.

Depois dessas três reuniões discutindo racionalização e transposição de cargos, haverá uma avaliação sobre a necessidade de se prorrogar, ou não, o prazo deste GT.

Fonte: Sintsep/GO com Condsef