eleita comiss o eleitoral do sintsep go para conduzir as elei es de 2016
.
Além disso, prioridades como a ampliação da Casa de Apoio José Genuíno e a aquisição de um terreno para servir como opção de lazer aos filiados também foram aprovadas pelos delegados sindicais
No último dia 11 de dezembro, o Sintsep-GO realizou sua última plenária sindical de 2015. Um total de 133 delegados e 34 observadores participou da atividade, no auditório Costa Lima, da Assembleia Legislativa, que teve como pauta: Abertura; Informes Jurídicos; Informe Gerais/Análise de Conjuntura; Discussão sobre aquisição de imóvel; Eleição da Comissão Eleitoral, em Assembleia Geral Ordinária; Encaminhamentos e encerramento. (Confira aqui as fotos)
Além da direção do sindicato, delegados de base e convidados, participaram da atividade o presidente da CUT-GO, Mauro Rubem e a presidenta do Sintego, Bia de Lima, que protagonizaram as análises de conjuntura. Informes jurídicos foram dados pelos advogados da entidade, que destacaram a quantidade de processos ganhos pelo Sintsep-GO e os que estão programados para pagamento em 2016. “Nossa perspectiva para 2016 é muito boa, tendo em vista os vários processos que estão em acordo, já para pagamento”, afirmou o advogado Welton Mardem. Conforme documento apresentado pela assessoria jurídica do Sintsep-GO, apenas nos meses de setembro, outubro e novembro, o sindicato já pagou a filiados aproximadamente R$ 3,85 milhões em créditos aos filiados, sendo contemplados – neste rol – servidores da Funasa, Incra, Inmetro e Ministérios da Agricultura e da Aeronáutica.
Ainda no campo dos informes, a chefe de Recursos Humanos do Ministério da Saúde, Marli Sorel, esteve presente à plenária para comunicar aos servidores decisão do Ministério da Saúde de interromper as férias dos agentes de saúde pública, guardas de endemias e agentes de combate às endemias, durante o período de 90 dias a partir de 14 de dezembro. Segundo o Memorando Circular n. 27 de 10 de dezembro de 2015, tal solicitação se deve ao combate de epidemias relacionadas ao mosquito da dengue, dentre elas, a do Zika vírus, e não trará prejuízo de ordem financeira ao servidor (o pagamento das férias programadas será mantido, sendo que o servidor que programou as férias para fevereiro pode optar por sua reprogramação). Além disso, a decisão não se aplica a licença-prêmio nem a qualquer outro tipo de licença, mas somente às férias.
O secretário-geral do Sintsep-GO e dirigente da Condsef, Gilberto Jorge, relatou que a Condsef iria solicitar esclarecimentos do Ministério da Saúde quanto a estas questões. “Já havia sido aprovado na Mesa Nacional de Negociação um grande debate sobre o retorno das grandes epidemias no país com a SVS. A Condsef vai tomar as providências junto ao Ministério para ver o que é possível fazer”, afirmou. Tal encaminhamento foi feito no início desta semana, resultando como resposta o Memorando Circular n. 36 de 15 de dezembro de 2015 (clique aqui para ter acesso ao memorando).
Encaminhamentos
Entre os encaminhamentos da plenária, merecem destaque a aprovação, por parte dos/as delegados/as, da ampliação da Casa de Apoio José Genuíno e a aquisição de um terreno com o objetivo de lazer para os servidores, em local ainda a ser especificado (há sugestões para os seguintes locais: Caldas Novas, Serra da Mesa e Goiânia). De acordo com o tesoureiro da entidade, Ademar Rodrigues, tanto a ampliação da Casa de Apoio quanto a aquisição do terreno só serão possíveis devido à seriedade e a transparência da atual direção para com os recursos do sindicato.
“Graças ao nosso trabalho e à confiança de todos vocês, temos em caixa um total de R$ 230 mil para ser utilizado com este objetivo. Tudo o que adquirimos ao longo destes anos está quitado e esta aí, para uso do filiado. Trabalhar com seriedade, honestidade e transparência, valorizando a confiança que nos foi depositada: esse é o nosso jeito de fazer as coisas”, destacou Ademar.
Tendo sido apresentada apenas uma chapa para constituir a Comissão Eleitoral que vai reger a próxima eleição do Sintsep-GO, em 2016, ela foi aprovada por unanimidade pelos servidores. Seus integrantes são: Leonel Mateus Lúcio, Edivaldo Bernardo de Lima, Dimas Franco de Oliveira, Raimundo Rodrigues Pereira, Maria Leci Ribeiro de Oliveira, Francisco Ferreira de Souza, Vitalina de Fátima Lopes e Dilson de Almeida Serra.
Como últimos encaminhamentos da atividade, foram aprovadas as seguintes propostas para serem levadas ao último CDE da Condsef de 2015: chamamento dos Encontros Setoriais da Condsef para janeiro e fevereiro; que os pontos centrais para a campanha salarial do próximo ano sejam o retorno dos anuênios e da licença-prêmio; que o Sintsep-GO participe da jornada de luta dos servidores estaduais em Goiás e do fórum em defesa da democracia, contra o impeachment e, por fim, como sugestão ao processo de ampliação da casa de apoio, o companheiro Agenor Alves Pereira, da Funasa, sugeriu a instalação de um elevador para pessoas com deficiência. Todas as propostas e sugestões foram aprovadas por unanimidade.
A atividade foi encerrada pelo presidente, Vicente Ribeiro, que agradeceu aos presentes desejando um 2016 repleto de Saúde, prosperidade e novas conquistas para toda a categoria.