.

Os servidores do Dnit (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes) aguardam para esta semana resposta do Ministério do Planejamento sobre a contraproposta referente ao bônus quadrimestral. A proposta foi oferecida pelo governo para tentar solucionar o impasse iniciado com a publicação da MP 441, que não trouxe os acordos firmados com a categoria. Em reunião na sexta-feira, 28, o Planejamento disse que irá analisar as melhorias sugeridas. De acordo com levantamento apresentado ao Planejamento pela Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) e Comando Nacional de Mobilização dos servidores do Dnit, cerca de 17 estados sinalizaram disposição em aceitar a proposta de bônus caso ele fosse convertido para trimestral e tivesse seus valores melhorados.

A Condsef cobra também resposta oficial aos pontos contidos na pauta emergencial do Dnit. Outro ponto cobrado é a instalação imediata do grupo de trabalho (GT) que vai discutir a reestruturação de carreira do setor.

Corte de ponto
A Condsef quer ainda que o governo se comprometa a retomar a discussão sobre corte de ponto dos dias em que servidores do Dnit mantiveram greve. Como o próprio Planejamento assegurou que não haveria retaliação à greve, a Condsef quer garantir que nenhum servidor seja penalizado pela realização de um movimento legítimo.

Das entidades filiadas à Condsef, três (Sindsep-DF, Sintsef-RN, Sindiserf-RS) já conseguiram liminares determinando a devolução de valores descontados do salário dos servidores que participaram da greve.

Fonte: Sintsep/GO com Condsef