Servidores exigem valorização do serviço público com reposição salarial digna para 2024, arquivamento da PEC 32 (reforma administrativa) e revogação dos atos antissindicais do governo Bolsonaro

O Sintsep-GO, bem como a CUT-GO e as entidades representativas dos servidores públicos federais estiveram reunidas, na manhã desta quarta-feira (8/11), em frente à Funasa e Superintendência do Ministério da Saúde, em Goiânia, para a mobilização do Dia Nacional de Lutas. O ato reivindicou do governo a valorização do serviço público com reposição salarial digna para 2024 e reestruturação das carreiras; o arquivamento da PEC 32 (reforma administrativa) e a revogação dos atos antissindicais do governo Bolsonaro.

Além do Sintsep-GO, estiveram presentes o deputado estadual Mauro Rubem (PT-GO), representantes do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) e do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência de Goiás e Tocantins (Sintfesp-GO/TO), dentre outros.

Liderados em nível nacional pela Condsef/Fenadsef, a mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público federal ocorreu em todo o Brasil, com maior concentração em Brasília. As diversas categorias que compõem o serviço público federal buscam a reestruturação das carreiras, sobretudo do PGPE, com reajuste digno para 2024, devido às perdas sofridas nos últimos sete anos sem nenhum tipo de reposição; o arquivamento da PEC 32, que trata da reforma administrativa, e a revogação das medidas antissindicais do (des)governo anterior.

De acordo com a presidenta do Sintsep-GO, Márcia Jorge, as perdas ultrapassam 39%. “Embora o governo tenha concedido 9% de reajuste linear neste ano, esse índice ainda é bastante insuficiente, frente a perda do poder aquisitivo dos servidores nos últimos sete anos, nos quais não houve nenhum tipo de reposição. Além disso, queremos a garantia de valorização do serviço público, com a retirada da PEC 32, e a revogação dos atos antissindicais do governo anterior”, destacou.

Clique aqui e confira o vídeo da atividade em nosso Instagram.