.

No 1º turno a entidade mandou a todos os candidatos uma carta com as principais reivindicações e expectativas da categoria, mas não obteve retorno de nenhum dos dois candidatos ao 2º turno

Esperando ver o tema setor público ganhar mais destaque nos debates, a Condsef vai reenviar a pauta da maioria dos servidores federais aos candidatos a Presidência da República que disputam o 2º turno. No 1º turno a entidade mandou a todos os candidatos uma carta com as principais reivindicações e expectativas da categoria. Ainda sem retorno formal de Dilma Rousseff, que pleiteia a reeleição, e Aécio Neves que disputa com ela a preferência dos eleitores, a Condsef acredita que o tema setor público será um dos grandes diferenciais dos projetos que estão em debate. Para a entidade é preciso que os candidatos se comprometam e apresentem com maior clareza seus projetos e propostas para o setor público. Esse é, em grande medida, o retorno esperado pela maioria da população que segue pagando uma alta carga de impostos sem conseguir enxergar o retorno dos serviços prestados pelo Estado em áreas como saúde, educação, infraestrutura, segurança, cultura, e outros segmentos que são assegurados pela Constituição como um dever do Estado para com a população. A Condsef espera que os candidatos exponham com clareza suas propostas para resolver os gargalos do setor público.

Está claro para a entidade que enquanto a política dominante for a de seguir priorizando setores privilegiados, a administração pública continuará sofrendo do mal do sucateamento. Esse cenário não só enfraquece o setor público como abre espaço para uma desastrosa política que entrega cada vez mais ao setor privado serviços essenciais à população. Recordes sucessivos de arrecadação acumulados ao longo dos últimos anos não foram suficientes para que o atual governo priorizasse investimentos nos segmentos que mais interessam à população que segue refém de um atendimento precário onde falta mão de obra e sobram problemas funcionais.

Setor público deve estar no centro do debate
A expectativa é de que haja por parte dos candidatos uma postura transparente. Todos querem ver a apresentação de propostas claras. Dessa forma, servidores e toda a população que depende e exige serviços públicos eficientes podem avaliar o projeto que melhor dialoga com as necessidades da maioria da população. A apresentação de ideias e propostas concretas para o setor público por parte dos candidatos é extremamente importante nesse contexto onde dois projetos políticos estão sendo debatidos para o futuro do Brasil.

Qualquer que seja o cenário político, fruto do processo democrático dessas eleições, a Condsef vai continuar na frente de batalha em defesa dos direitos primordiais do servidor público. Isso para que todo o cidadão que paga impostos possa ter acesso aos serviços públicos de qualidade a que tem direito. Para tanto, a Condsef já organiza sua base para dar continuidade às lutas em torno de bandeiras históricas de sua categoria e que incluem melhorias essenciais para toda a população que depende e exige serviços públicos de qualidade. No próximo dia 9 a entidade realiza uma reunião de seu Conselho Deliberativo de Entidades (CDE). Neste CDE deve ser definida a data de uma grande plenária nacional da base da Condsef, prevista para novembro. Nos dias 14, 15 e 16 de novembro a Condsef também participa, junto com as demais entidades que compõem o fórum em defesa dos servidores e serviços públicos, de um seminário que tem como objetivo organizar a luta dos servidores para 2015.

Fonte: Condsef