condsef negocia reestruturacao de carreira para servidores do mte
.
Pela proposta, a remuneração da categoria será composta em 70% de Vencimento Básico e 30% de gratificação específica. Em linhas gerais, a tabela busca equiparação salarial com o INSS. Carreira deverá abranger todos os servidores que hoje estão lotados nas superintendências do Ministério do Trabalho
A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) participou nesta quinta (30) de uma reunião no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para negociar a reestruturação de carreira dos servidores do órgão. Participaram do encontro também a Fenasps, CNTSS, representantes da categoria e gestores do MTE. Representações sindical e governista definiram os parâmetros da proposta. O governo terá até o dia 12 de novembro para apresentar a redação final da carreira. Em seguida, entre os dias 12 e 14 de novembro, a proposta será submetida a assembléias nos estados para votação da base. Dia 17, a Condsef levará ao governo o resultado das assembléias. As entidades buscam audiência com o ministro Carlos Lupi para o dia 18. O objetivo é garantir que o ministro encaminhe o projeto ao Ministério do Planejamento.
Pela proposta, a remuneração da categoria será composta em 70% de Vencimento Básico e 30% de gratificação específica. Em linhas gerais, a tabela remuneratória busca equiparação salarial com o INSS. A carreira deve abranger todos os servidores que hoje estão lotados nas superintendências do Ministério do Trabalho.
Uma gratificação de titulação faz parte do projeto que prevê também processo de capacitação para servidores, desenvolvimento e opção automática para a carreira. Na proposta estão descritas também as atividades dos servidores destacadas em três cargos: analista, técnico e auxiliar do trabalho.
Mobilização é fundamental
A Condsef segue negociando a aprovação de carreira específica para o MTE. O processo de aprovação certamente não será fácil, portanto, a Condsef recomenda que a categoria se envolva e fortaleça a mobilização que será fundamental. O objetivo é assegurar que essa demanda histórica contemple as demandas e necessidades dos servidores e do ministério.
Fonte: Sintsep/GO com Condsef