Uma centena de servidores entre ativos, aposentados e pensionistas lotaram o estacionamento do Incra Goiás na manhã desta segunda-feira (5/2) para o ato em prol da reestruturação das carreiras da autarquia e do MDA. Foi ressaltada a importância do trabalho do Instituto e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar para a melhorar a alimentação dos brasileiros.

Até o dia 14 de março, a mobilização ocorrida hoje será repetida todo o início de semana, para ressaltar o envolvimento dos servidores destas instituições com a reestruturação de suas carreiras, condições de trabalho e visibilidade das ações da reforma agrária e das demais políticas executadas por ambos. No dia 14/3, as entidades representativas dos servidores participam da mesa de negociação do Incra e do MDA com o Ministério de Gestão e Inovação (MGI).

Atualmente, o Incra Goiás conta com 73 servidores ativos e o MDA, 10. Este contingente de pessoal é responsável pelo atendimento de 14 mil famílias assentadas em 307 áreas de reforma agrária, 34 comunidades quilombolas e 95 mil estabelecimentos da agricultura familiar.

Participaram da manhã de mobilização o deputado estadual do PT, Mauro Rubem, representantes dos deputados estaduais Karlos Cabral (PSB) e Bia de Lima, também do PT. Em nível federal, a deputada Adriana Accorsi foi representada pelo assessor Sandro. A vereadora Kátia Maria, líder do PT na Câmara, também mandou representação. Representantes dos movimentos sociais também prestigiaram a mobilização. Estavam presentes MST, Fetaeg, Fetraf e CPT-GO. Organizaram a atividade a CUT-GO, o Sintsep-GO, o SindPFA e a Assincra/GO.