Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e Soberania promove #ForaBolsonaro nesta quarta (27) em Goiânia
As entidades que compõem o Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e Soberania promovem ato #ForaBolsonaro nesta quarta-feira, 27/5, às 9 horas, na Praça Cívica – próximo ao Monumento das Três Raças – em Goiânia. O protesto, que reúne entidades sindicais dos setores público e privado e movimentos sociais do campo e da cidade, visa a defesa da democracia, a expansão do Trabalho e dos serviços públicos de Saúde, Educação, Moradia, Transporte, Meio Ambiente e Reforma Agrária, além de exigir o fim do governo Bolsonaro. A atividade foi planejada de forma que não haverá aglomeração, já que o espaço é amplo e a quantidade de pessoas não será grande.
“A reunião ministerial que veio à público no fim da última semana demonstrou não somente a absoluta incapacidade de Jair Bolsonaro e de sua equipe de continuarem à frente do governo brasileiro, como o perigo que a nossa democracia corre enquanto estivermos sob o jugo político-ideológico de milicianos que estão aparelhando o Estado brasileiro com o objetivo de retirar direitos, desmontar o setor público, armar a população, fomentando uma situação de insegurança jurídica, instabilidade econômica e caos social no país”, afirma Ademar Rodrigues, presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Estado de Goiás (Sintsep-GO), uma das entidades que compõe o Fórum.
Diversos analistas têm mencionado o quanto a estratégia de Jair Bolsonaro se aproxima à de Hugo Chavez, na Venezuela, armando a população para viabilizar, por meio de milícias, um golpe de Estado.
“Desde a redemocratização, nunca vivemos um período tão perigoso para nossas instituições e nossa democracia. As atitudes e falas de Bolsonaro, com seu suposto ‘jeito de ser’, têm nos conduzido a um abismo na relação com os demais países do mundo que prezam pelos direitos humanos, pelo diálogo, pelo respeito e pela democracia. Esse distanciamento, sobretudo neste momento de pandemia, poderá impor aos brasileiros um futuro de muito sofrimento. Naturalmente, as classes menos favorecidas serão as mais afetadas com os efeitos da política genocida bolsonarista”, complementa o presidente.
Dia Nacional de Lutas
Nesta quarta-feira (27/5), todas as capitais brasileiras (exceto as que estão em lockdown) serão palco do Dia Nacional de Lutas, exigindo #ForaBolsonaro, respeito às instituições, à Democracia, aos Direitos e à Vida, e ainda a expansão dos serviços públicos ofertados à população.
Além do Sintsep-GO, participam do ato o Sindicato dos Trabalhadores no Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde/GO); o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (SINT-IFESgo); o Sindicato dos Trabalhadores na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e suas Concessionárias, Permissionárias, Franqueadas, Coligadas e Subsidiárias no Estado de Goiás (SINTECT-GO); O Sindicato dos Trabalhadores em Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica – Goiás (Sintef-GO); o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência de Goiás e Tocantins (Sintfesp GO/TO); o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg); o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes – SN); Sindicato Nacional dos servidores do Ministério Público da União (MPU), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) – SindMPU; o Sindicato dos Professores do Estado de Goiás (Sinpro-GO); a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB); a Intersindical; o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST); o Centro Popular da Mulher (CPM) e o Diretório Central dos Estudantes da UFG, entre outros.
Confira o chamamento do qual participa o presidente do Sintsep-GO, Ademar Rodrigues e o vice-presidente da entidade, Gilberto Jorge, em defesa da Democracia e das instituições, dos Direitos, e da Vida: