.

Empregados têm até o meio dia dessa quarta, 20, para realizar assembleias e definir se aceitam proposta

A Condsef/Fenadsef passou a terça-feira, 19, no Tribunal Superior do Trabalho (TST) onde participou de reunião com sua assessoria jurídica, representantes da Ebserh e do Tribunal. O objetivo foi buscar solução para o impasse no processo de negociação do ACT 2017/2018 dos empregados da Ebserh. Por conta desse impasse com a empresa, a categoria iniciou uma paralisação de atividades hoje em todo o Brasil. A pressão no primeiro dia de greve surtiu efeito. Por meio do vice-presidente, ministro Emmanoel Pereira, o TST apresentou proposta para que a categoria suspenda a paralisação até o meio dia dessa quarta, 20, para que o tribunal passe a intermediar o diálogo entre a Ebserh e os empregados. A mediação foi, inclusive, um pedido da própria Condsef/Fenadsef encaminhado ao TST em fevereiro.

A Confederação informou que desde dezembro de 2016 vem tentando chegar a um acordo referente à pauta de reivindicação, porém, sem sucesso, e por conta dessa inércia da empresa, não restou outra saída a não ser o processo de mobilização e greve. A Condsef/Fenadsef reforçou a disposição dos empregados em dialogar com a empresa na busca de mecanismos para solucionar o conflito instalado.

Caso os empregados decidam suspender a paralisação de atividades até o meio dia dessa quarta, 20, o juiz auxiliar da Vice-Presidência do TST apresentará um cronograma de negociação até o dia 22, que vai compor um calendário de audiências. Assim, terá início um novo processo de negociação coordenado pelo TST num prazo de 30 dias, prorrogáveis por mais 30. Até lá, ficam assegurados os benefícios do ACT 2016/2017 para os trabalhadores. Ao final do prazo, caso não haja acordo, o dissídio coletivo será ajuizado.

Com a suspensão do movimento de greve, o TST garante ainda que não serão feitos descontos salariais em quem participou da paralisação de atividades até às 12 horas de quarta, 20. Serão suspensos também descontos de greve ocorridos ao longo desse ano, exceto os já realizados que serão objeto de negociação.

A Condsef/Fenadsef solicita de suas filiadas o envio das atas das assembleias feitas nos locais de trabalho com a divulgação e informação do resultado oficial até às 12 horas dessa quarta, 20. Reforçando o compromisso do ministro e vice-presidente do TST de promover todo empenho possível para que a negociação se encerre de forma exitosa, antes dos prazos ajustados pelas partes.

Fonte: Condsef