debate sobre planos de sa de e conv nios movimenta plen ria
.
Na pauta, além dos informes jurídicos e sindicais, discussões importantes como o debate relacionado aos planos de Saúde, a aprovação das contas do ano de 2016 e convênios realizados pela entidade para o lazer dos filiados
Mais de 200 companheiros do Sintsep-GO, entre delegados e convidados, participaram da primeira plenária sindical e assembleia geral ordinária de 2017 na última sexta-feira, dia 10, no auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa de Goiás. Na pauta, além dos informes jurídicos e sindicais, discussões importantes como o debate relacionado aos planos de Saúde, a aprovação das contas do ano de 2016 e convênios realizados pela entidade para o lazer dos filiados.
Convidados pela direção do Sintsep-GO, representantes dos planos Geap, Capesaúde e Ipasgo apresentaram aos filiados um quadro da situação atual de cada um deles. Hélio Bernardes, gerente regional da Geap e João Paulo, diretor-presidente do Capesaúde, justificaram a necessidade dos reajustes para saneamento dos planos de autogestão, especialmente devido ao aumento do custo da Saúde (170% entre os anos de 2009 a 2015), à margem operacional pequena e às exigências de constituição de um fundo de reserva, por parte da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). “Os reajustes dos planos são definidos a partir de cálculos atuariais e não há como mudar este quadro, até o que plano adquira novamente seu equilíbrio financeiro”, relatou Bernardes. Tanto o Geap quanto o Capesaúde estão sob direção fiscal da ANS, o que significa que a agência não somente indica, mas determina medidas de saneamento para o plano de Saúde.
Mas, na discussão dos planos de Saúde, dois fatos novos surgiram: a possibilidade do Capesaúde voltar a disponibilizar seus “planos regionais”, diminuindo o custo para o associado que não precisa de cobertura nacional e a possibilidade do Ipasgo realizar convênio, tanto com o órgão de trabalho do servidor público federal, quanto com o Sinstep-GO. “Esta última alternativa será buscada pelo sindicato”, informou o presidente Ademar Rodrigues de Souza.
O gerente de Regionais e Postos do Ipasgo, Renê Fernandes, explicou aos servidores federais que o plano dos servidores públicos estaduais já possui diversos convênios com outras instâncias além do Estado, como municípios e a Polícia Rodoviária Federal, e que isso é possível no caso da base do Sintsep-GO. “O Ipasgo hoje goza de uma saúde financeira bastante tranquila. Temos 17 regionais em Goiás, 135 municípios conveniados e 613 mil usuários do plano”, informou. Segundo ele, as regras são as mesmas de qualquer outro plano de Saúde, com mensalidade e coparticipação de 30% dos procedimentos — a partir de tabela própria do Ipasgo, cujos valores são significativamente mais baixos do que os praticados nos atendimentos particulares. “A participação no plano é definida pelos valores da Tabela Atuarial, de acordo com as faixas etárias. Os valores de uso são descontados direto na conta corrente do titular do plano. Para a migração, vinda de outro plano compatível, em regime de portabilidade não há carência, de acordo com a legislação vigente”, explicou.
Ao buscar a possibilidade de convênio com o Ipasgo, o presidente do Sintsep-GO pretende ofertar mais uma opção de plano de Saúde aos servidores, que poderão escolher entre Geap, Capesaúde e, num futuro próximo, o Ipasgo, de acordo com sua necessidade e conveniência. “Assim que o convênio for efetivado vamos informar todos os nossos filiados”, ressaltou Ademar. Clique aqui para conferir a normativa e, logo abaixo, os valores de tabela do Ipasgo. Acesse também aqui os planos do Geap e do Capesaúde.
Convênios
Além das questões pertinentes aos planos de Saúde, o Sintsep-GO relatou que fechou convênio para lazer de seus filiados com o clube Golden Dolphin, de Caldas Novas. “Além deste, estamos buscando outros estabelecimentos de lazer em Pirenópolis e Jataí”, afirmou o secretário-geral da entidade, Gilberto Jorge. “Além disso, vamos buscar também abrir o leque de convênios com profissionais liberais, empresas e instituições, para oferecer opções aos nossos filiados em diversos campos do lazer, da saúde, da cultura e do conhecimento”, complementou.
O convênio fechado com o Golden Dolphin concede aos filiados descontos na hospedagem de 15% na alta temporada, 20% na média temporada e 25% na baixa temporada. Confira aqui o contrato de convênio assinado entre o clube e o Sintsep-GO.
Aprovação das contas
Ao meio dia, o presidente do Sintsep-GO realizou a 2ª chamada da Assembleia Geral Ordinária de prestação de contas. Convocada a mesa diretora, o Conselho Fiscal do Sintsep-GO leu a ata, aprovando as contas da entidade do período de janeiro a dezembro de 2016. “Caso algum delegado, após analisar os balancetes que foram disponibilizados a cada participante, tenha alguma dúvida, poderemos voltar a essa questão na próxima plenária, para esclarecimentos”, sugeriu Ademar Rodrigues.
Tanto a prestação de contas quanto o encaminhamento do presidente do Sintsep-GO foram aprovados pela plenária.