A instalação das mesas específicas até julho está no acordo firmado em abril que também assegurou reajuste em benefícios (auxílio-alimentação, creche e saúde suplementar) a partir de maio com valor a ser pago retroativo na folha de junho

Entre os dias 24 de junho e 9 de julho estão confirmadas no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) novas rodadas de negociações e instalações de mesas temporárias e específicas de diferentes categorias do Executivo Federal. Na segunda-feira, 24/6, às 16h, acontece a 4ª reunião da mesa específica que segue negociando a pauta dos servidores do Incra. 

Essa semana, Sindsep-DF, Condsef/Fenadsef, SindPFA, Cnasi-AN e Assera/BR realizaram o “Café com Reforma Agrária”, uma atividade no auditório do Incra em Brasília que contou com a participação de servidores, parlamentares e amigos da reforma agrária e das populações tradicionais. O encontro tem o objetivo de discutir ações para o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a terra, incluindo a valorização dos servidores do instituto que estão mobilizados pela reestruturação de suas carreiras.

Entre os parlamentares que participaram da atividades estão o senador Beto Faro (PT-PA), líder da bancada do PT do Senado, e os deputados federais Airton Faleiro (PT-PA); Valmir Assunção (PT-BA); João Daniel (PT-SE); Marcon (PT-RS); Padre João (PT-MG); Érika Kokay (PT-DF); além do assessor do deputado federal Reginaldo Veras (PV-DF), Hélio Queiroz.

Seguindo a agenda de reuniões confirmadas na próxima semana, na terça-feira, 25, às 15h, a Condsef/Fenadsef participa de uma reunião no Ministério da Agricultura para discutir a situação de desmonte no Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A situação vem ganhando atenção da mídia e já foi noticiada desde a Folha de São Paulo até o Jornal Nacional que levou matéria ao ar no início dessa semana. Confira a íntegra da matéria que foi ao ar no JN.

Ainda na terça, às 11h, a Condsef/Fenadsef participa da instalação da mesa setorial da Cultura. Mas a categoria segue pleiteando a abertura de sua mesa específica e temporária junto ao MGI. Hoje (21/6), em diversos estados, os servidores da Cultura se mobilizaram e seguem realizando atividades em defesa da reestruturação de sua carreira. Também na terça, às 16h, será a vez da instalação da Mesa  Específica e Temporária da Carreira de Tecnologia Militar (PCCTM). 

Concluindo as reuniões confirmadas no mês de junho, às 16h da quarta-feira, 26/6, acontece a 2ª reunião da mesa específica e temporária da Saúde que vai ter na pauta o debate sobre as carreiras dos servidores civis do HFA, HCE e HMASP. 

Ainda na semana que vem, nos dias 25 e 26, acontece uma plenária nacional dos trabalhadores da Conab. 

Já em julho, no dia 2, duas categorias realizam sua 2ª reunião da mesa específica no MGI: às 11h, o Grupo Dacta, dos controladores de voo, e às 16h, os servidores do INEP e FNDE. No dia 4 estava prevista a instalação da mesa temporária dos servidores do Dnit que foi cancelada, ainda sem nova data confirmada. 

Essa nova rodada de negociações já confirmada vai até o dia 9 de julho quando, às 11h, acontece a 2ª reunião da mesa específica dos servidores da Abin. 

A instalação das mesas específicas até julho está no acordo firmado em abril que também assegurou reajuste em benefícios (auxílio-alimentação, creche e saúde suplementar) a partir de maio com valor a ser pago retroativo na folha de junho. Acesse aqui

Segundo o MGI, do total de 44 mesas de negociação já abertas e previstas, há 20 em curso. Outras dez ainda serão abertas, 14 já tiveram acordos fechados.

Confira o calendário de atividades: 

24/06
16h – 4ª Reunião da Mesa Específica e Temporária do Incra

25/06
11h – Instalação da Mesa Setorial da Cultura (Bl. B – 2º andar)

15h – Reunião no M. Agricultura – Pauta: Inmet
16h – Instalação da Mesa Específica e Temporária da Carreira de Tecnologia Militar

25 e 26/06
Plenária nacional dos trabalhadores (as) da Conab

26/06
16h – 2ª Reunião da Mesa Específica e Temporária da área da Saúde (Carreiras dos servidores civis do HFA, HCE e HMASP)

02/07
11h – 2ª Reunião da Mesa Específica e Temporária do Grupo Dacta (Controladores de Voo)

16h – 2ª Reunião da Mesa Específica e Temporária da Educação: Inep e FNDE

04/07
Cancelada a reunião da instalação da Mesa Específica e Temporária da área de Infraestrutura (Dnit) / Nova data a ser confirmada

09/07
11h – 2ª Reunião da Mesa Específica e Temporária da Abin

Maiores setores do Executivo firmaram acordo com governo
Na segunda, 17/6, a Condsef/Fenadsef celebrou acordo com governo que vai contemplar cerca de 345 mil servidores do PGPE, CPST e planos correlatos, entre ativos, aposentados e pensionistas. A proposta prevê reajuste de 9% a partir de janeiro de 2025 e de 5% a partir de abril de 2026. Para os níveis superior e intermediário, também está previsto, em 2025 e 2026, um aumento nos steps de progressão e promoção funcional. 

Os percentuais serão aplicados na remuneração total desses servidores, o que implica na aplicação dos índices acordados também nas gratificações. 

Leia também: Acesse os acordos assinados do PGPE, CPST e planos correlatos

Para a Condsef/Fenadsef ainda que não tenha sido o acordo almejado esse foi o acordo possível dentro da atual conjuntura política e econômica. A entidade reforça que o processo em busca das perdas inflacionárias do setor público vai continuar.

Inclusive, o secretário de Relações do Trabalho, José Lopez Feijóo, declarou que o governo segue com disposição para discutir a reestruturação das carreiras dentro de diretrizes que já vem sendo debatidas também junto aos representantes dos servidores.

Fonte: Condsef/Fenadsef